Embora seja normal sentir ansiedade ocasionalmente, especialmente diante de desafios ou mudanças importantes, a ansiedade pode se tornar problemática quando é persistente, excessiva e interfere nas atividades diárias.
Os sintomas de ansiedade, como inquietação, preocupações excessivas e medo de fracasso, podem levar a uma diminuição da autoestima, pois o individuo tem a sensação de que é incapaz de lidar com problemas cotidianos, reforçando uma visão negativa de si mesmo.
Indivíduos com baixa autoestima tendem a se sentir inadequados e inseguros, o que pode aumentar a vulnerabilidade à ansiedade. Eles frequentemente duvidam de suas capacidades e se preocupam excessivamente com o julgamento dos outros, levando a um estado constante de apreensão (Zeigler, 2011).
Em casos nos quais você percebe o surgimento de sintomas de ansiedade, ou dificuldades acentuadas em lidar com a baixa autoestima, entre em contato com um profissional.
Fontes
Zeigler-Hill, V. (2011). The connections between self-esteem and psychopathology. Journal of contemporary psychotherapy, 41, 157-164.
Comments