A depressão é um transtorno mental comum e sério, caracterizado por uma sensação persistente de tristeza profunda, perda de interesse ou prazer em atividades anteriormente prazerosas, e uma variedade de sintomas emocionais e físicos. A relação entre depressão e baixa autoestima é estreita e complexa, com uma influenciando significativamente a outra.
Baixa autoestima pode ser tanto um fator de risco quanto uma consequência da depressão, criando um ciclo vicioso difícil de romper.
Por exemplo, um estudo de Sowislo e Orth (2013) constatou que a depressão pode exacerbar sentimentos de inutilidade e inadequação. Os sintomas depressivos, como fadiga, perda de interesse em atividades e dificuldades de concentração, podem levar a falhas em alcançar objetivos e a uma percepção negativa contínua de si mesmo.
Em casos nos quais você percebe o surgimento de sintomas depressivos, ou dificuldades acentuadas em lidar com a baixa autoestima, entre em contato com um profissional.
Fontes
Sowislo, J. F., & Orth, U. (2013). Does low self-esteem predict depression and anxiety? A meta-analysis of longitudinal studies. Psychological bulletin, 139(1), 213.
Commenti