A depressão é um transtorno mental que afeta negativamente como uma pessoa se sente, pensa e lida com as atividades diárias. É caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e perda de interesse ou prazer nas atividades anteriormente apreciadas.
A depressão pode variar em intensidade e duração, interferindo significativamente na qualidade de vida e nas relações pessoais. Além dos sintomas emocionais, a depressão frequentemente envolve sintomas físicos, como alterações no apetite, problemas de sono, fadiga e dificuldade de concentração.
Para ajudar você a tentar identificar a depressão (Transtorno Depressivo Maior), veja a lista a seguir, com alguns sinais e sintomas comuns:
Sensação frequente de tristeza, vazio e desesperança;
Perda de interesse e/ou diminuição do prazer em atividades diárias;
Alterações de peso, como perda ou ganho de peso sem dieta;
Aumento ou redução do apetite quase todos os dias, come menos ou mais do que costumava;
Insônia (dificuldades acentuadas para iniciar o ciclo do sono) ou hipersonia (dificuldades para acordar, dorme muito mais tempo do que de costume e é sonolento durante o dia);
Perda de energia;
Tem sentimentos de inutilidade e se culpa excessivamente;
Dificuldade de concentração, capacidade diminuída para pensar e indecisão constante;
Pensamentos frequentes de morte, ideação recorrente ou planos específicos de tirar a própria vida;
Agitação/Retardo psicomotor.
Os transtornos depressivos, além do Transtorno Depressivo Maior, também podem ser classificados em:
TIPOS DE TRANSTORNOS DEPRESSIVOS
Transtorno Depressivo Persistente
A característica essencial do transtorno depressivo persistente é um humor depressivo que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos dois anos.
Transtorno Disfórico Pré-menstrual
As características essenciais do transtorno disfórico pré-menstrual são a expressão de labilidade do humor, irritabilidade, disforia e sintomas de ansiedade que ocorrem repetidamente durante a fase pré-menstrual do ciclo e remitem por volta do início da menstruação ou logo depois. Esses sintomas podem ser acompanhados de sintomas comportamentais e físicos. Devem ter ocorrido na maioria dos ciclos menstruais durante o último ano e ter um efeito adverso no trabalho ou no funcionamento social.
Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor
A característica central do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a irritabilidade crônica grave. Essa irritabilidade grave apresenta duas manifestações clínicas proeminentes, sendo a primeira as frequentes explosões de raiva. Essas explosões em geral ocorrem em resposta à frustração e podem ser verbais ou comportamentais (estas últimas na forma de agressão contra propriedade, si mesmo ou outros).
Transtorno Depressivo Devido a Outra Condição Médica
A característica essencial do transtorno depressivo devido a outra condição médica é um período proeminente e persistente de humor deprimido ou de diminuição acentuada de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades que é considerado relacionado aos efeitos fisiológicos diretos de outra condição médica.
FONTE
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5-TR: Texto revisado. 5 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2023.
Comments